terça-feira, 17 de janeiro de 2012

IMPORTANTE:Testes Rápidos de HIV e sífilis chegam à Atenção Básica


Gestantes  e os parceiros sexuais agora terão acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e outras doenças dentro dos serviços de atenção básica do SUS. Portaria publicada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, dia 13 de janeiro de 2012, define competências e recomendações para a realização dos testes na atenção ao pré-natal para gestantes.
A portaria complementa portarias anteriores dentro do âmbito da Rede Cegonha que instituiu no SUS uma rede de cuidados que assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. A estratégia da rede também garante à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
O processo de testagem rápida nos serviços de saúde para diferentes doenças iniciou-se ano passado com a realização da primeira etapa de capacitação 600 multiplicadores pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. O objetivo é treinar profissionais de saúde para implantar a testagem rápida para sífilis, hepatites B e C e HIV já em 2012 não só na atenção básica mas em todos os serviços de saúde.
HIV - Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004. Atualmente, no país, 345 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam o teste rápido anti-HIV. Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue do paciente tem o seu resultado. Todo o processo é confidencial. Em 2011, as 27 unidades da federação receberam  2,3 milhão de kits para realização dos testes rápidos de HIV.

3 comentários:

  1. Que notícia maravilhosa! A partir de quando esse serviço estará disponível no Brasil todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente,deve ser implementado ao longo desse ano, vamos cobrar para que essas medidas sejam realizadas o quanto antes, melhorando a saúde em todo o país.

      Excluir
  2. Incrível como, no Brasil, medidas simples e baratas como essa causam um grande impacto. Isso mostra que temos ainda muito a melhorar...

    ResponderExcluir